PR GRUPO PARANÁ

Como é formado o granito?

Saiba o que acontece no solo até que essa rocha seja formada completamente

O granito é uma rocha ígnea não metamórfica. Sabe o que isso quer dizer? Confira mais sobre como é formado o granito na terra e saiba tudo que acontece com ele até que essa rocha se torne parte da decoração das nossas casas.

Rocha ígnea: o que isso significa?

Para entender como é formado o granito, é importante compreender sua classificação enquanto rocha.

Rocha ígnea quer dizer o mesmo que magmática. Portanto, o granito é resultado do resfriamento do magma de vulcões que foi se sedimentando na crosta terrestre.

Rocha metamórfica: sim ou não?

O granito não é uma rocha metamórfica, diferentemente do mármore.

Na prática, isso diz que o granito não vem de uma única rocha matriz que é transformada pelo tempo e pela ação física e química. O granito, na verdade, é composto de 3 minerais.

Granito: formado de mica, quartzo e feldspato

como é formado o granito

A composição mineralógica do granito é feita da associação de uma série de minérios, tendo como principais o quartzo, a mica e o feldspato.

A mica dá o aspecto brilhoso e é visível nos tons escuros da rocha. Já o feldspato dá as diversas cores para o granito. Por fim, o quartzo confere os tons mais acinzentados.

Todas essas características juntas dão ao granito sua principal característica: as diversas tonalidades unidas em texturas.

Afinal, como é formado o granito?

como é formado o granito

Agora, com toda essa base, é fácil entender a formação do granito.

Há milhões de anos, o magma foi escorrendo de vulcões e se resfriando na superfície da terra, se solidificando ao longo dos anos e sedimentando para abaixo da crosta.

Junto da lava solidificada, minérios variados foram se acumulando. Com alta pressão e temperatura nas camadas mais profundas da terra, esses minérios se combinam até formar o granito.

É por isso que o granito tem tantas cores e padrões diferentes: porque é formado em regiões distintas, que contam com condições específicas e minérios particulares em abundância.

Leia também: De onde vem o granito, como é extraído e distribuído

Aproveite para conhecer os granitos do PR Grupo Paraná, como o Café Imperial, Sea Foam Green, Volcano e muitas outras rochas ornamentais no nosso site.