Saiba o que acontece no solo até que essa rocha seja formada completamente

O granito é uma rocha ígnea não metamórfica. Sabe o que isso quer dizer? Confira mais sobre como é formado o granito na terra e saiba tudo que acontece com ele até que essa rocha se torne parte da decoração das nossas casas.

Rocha ígnea: o que isso significa?

Para entender como é formado o granito, é importante compreender sua classificação enquanto rocha.

Rocha ígnea quer dizer o mesmo que magmática. Portanto, o granito é resultado do resfriamento do magma de vulcões que foi se sedimentando na crosta terrestre.

Rocha metamórfica: sim ou não?

O granito não é uma rocha metamórfica, diferentemente do mármore.

Na prática, isso diz que o granito não vem de uma única rocha matriz que é transformada pelo tempo e pela ação física e química. O granito, na verdade, é composto de 3 minerais.

Granito: formado de mica, quartzo e feldspato

como é formado o granito

A composição mineralógica do granito é feita da associação de uma série de minérios, tendo como principais o quartzo, a mica e o feldspato.

A mica dá o aspecto brilhoso e é visível nos tons escuros da rocha. Já o feldspato dá as diversas cores para o granito. Por fim, o quartzo confere os tons mais acinzentados.

Todas essas características juntas dão ao granito sua principal característica: as diversas tonalidades unidas em texturas.

Afinal, como é formado o granito?

como é formado o granito

Agora, com toda essa base, é fácil entender a formação do granito.

Há milhões de anos, o magma foi escorrendo de vulcões e se resfriando na superfície da terra, se solidificando ao longo dos anos e sedimentando para abaixo da crosta.

Junto da lava solidificada, minérios variados foram se acumulando. Com alta pressão e temperatura nas camadas mais profundas da terra, esses minérios se combinam até formar o granito.

É por isso que o granito tem tantas cores e padrões diferentes: porque é formado em regiões distintas, que contam com condições específicas e minérios particulares em abundância.

Leia também: De onde vem o granito, como é extraído e distribuído

Aproveite para conhecer os granitos do PR Grupo Paraná, como o Café Imperial, Sea Foam Green, Volcano e muitas outras rochas ornamentais no nosso site.

Relacionadas

Decoração

Como aproveitar a área externa com as rochas ornamentais do PR Grupo Paraná!

27/01/2023

Os projetos de área externa harmonizam super bem com as rochas ornamentais! Afinal, com milhares de anos de formação no solo, os mármores e…

Decoração

Conheça as tendências de 2023 para interiores com rochas naturais

20/12/2022

Para quem deseja saber o que vai estar em alta no próximo ano, as pedras naturais prometem vir com tudo! Presentes nas mais variadas tendências de…

Institucional

Exportação de rochas ornamentais: saiba mais sobre o PR Grupo Paraná pelo mundo

30/11/2022

No segundo semestre de 2022, o Brasil atingiu 1 bilhão de dólares em exportação de rochas naturais. Essa marca foi alcançada com um mês de…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!