O granito natural apresenta uma incrível variedade de cores e padrões diferentes, o que o torna aplicável a qualquer tipo de estilo ou design de ambientes. Ele é uma rocha ígnea, o que significa que é formado quando a rocha fundida esfria e solidifica. As cores que observamos em diversas chapas de granito são resultado de diferentes minerais misturados com o granito quando ainda está no seu estado fundido. À medida que essa mistura de minerais se solidifica, diferentes densidades minerais e veios formam as lindas estrias e padrões que são muito procurados no mercado de granitos.

Mas afinal, de onde vem o granito?

As chapas de granito da PR Grupo Paraná fazem uma longa viagem antes de chegarem ao showroom. Granitos, mármores e outros tipos de pedras naturais são extraídos em grandes jazidas ao redor do mundo. O Brasil é conhecido por suas jazidas de granito, enquanto que a Itália é famosa por suas jazidas de mármore.

O processo de mineração do granito começa com o corte de um grande bloco do material na jazida, que é uma reserva natural em montanha rochosa. Nessa etapa, é necessário fazer a certificação de que o material é completamente sólido, sem fissuras ou outras imperfeições. O sucesso da extração envolve o uso de equipamentos apropriados e equipe profissional qualificada, pois é uma atividade delicada e que exige a segurança dos colaboradores, como também a preservação do material.

Para “fatiar” o granito em tamanho menor, diferentes ferramentas são utilizadas, tais como: máquinas de fio diamantado, marteletes, hidrobags, brocas diamantadas, entre outros.

Prancha de granito de jazida pertencente a PR Grupo Paraná.

O primeiro pedaço de rocha é denominado bancada ou prancha, e possui uma dimensão aproximada de 12m de comprimento X 6m de altura X 1,80m de largura. Ao retirar a bancada, a mesma será analisada por um profissional treinado que demarcará a rocha em várias áreas para um novo recorte, no qual serão produzidos os blocos – cubos menores de pedras nas dimensões 3m x 1,8m x 1,8m -. Para movimentar os blocos dentro das jazidas, do local da extração até o pátio de armazenagem, tratores especiais como pá carregadeiras são utilizados.

Pátio para armazenagem do material.

Em seguida, os materiais são armazenados em caminhões adaptados para cargas pesadas e transportados até a indústria, para então serem transformados em chapas em tamanho menor.

Uma vez que o tamanho do material é reduzido, aplica-se o acabamento escolhido pelas marmorarias para alcançar o estilo exato que o cliente está procurando. A PR Grupo Paraná oferece acabamento polido (com brilho) e escovado (sem brilho), o que permite ao cliente personalizar a aparência e harmonizá-la com o design geral do ambiente.

Cozinha em granito Café Imperial.

Aqui na PR Grupo Paraná você encontra diversas opções de mármores, granitos e outros materiais oriundos de jazidas próprias que podem ser aplicados em pias, balcões, colunas, lareiras ou até onde a sua criatividade permitir. Confira as opções disponíveis na página produtos.

Relacionadas

Decoração

Como aproveitar a área externa com as rochas ornamentais do PR Grupo Paraná!

27/01/2023

Os projetos de área externa harmonizam super bem com as rochas ornamentais! Afinal, com milhares de anos de formação no solo, os mármores e…

Decoração

Conheça as tendências de 2023 para interiores com rochas naturais

20/12/2022

Para quem deseja saber o que vai estar em alta no próximo ano, as pedras naturais prometem vir com tudo! Presentes nas mais variadas tendências de…

Institucional

Exportação de rochas ornamentais: saiba mais sobre o PR Grupo Paraná pelo mundo

30/11/2022

No segundo semestre de 2022, o Brasil atingiu 1 bilhão de dólares em exportação de rochas naturais. Essa marca foi alcançada com um mês de…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!