Um dos mármores mais elegantes, o travertino é usado desde os tempos clássicos
Você conhece o travertino? Esse tipo de mármore é uma das mais elegantes rochas utilizadas na construção há muitos anos. A sua cor bege e as cavidades e veios lembram ramos e folhas e estão em construção desde os tempos antigos. Quer conhecer todos os usos? Então confira nesse material do PR Grupo Paraná!
Os tipos e acabamentos de travertino
Embora seja chamado de mármore, o travertino na verdade possui características próprias. Existe uma variedade de tipos, mas os principais são o Romano, o Navona e o Nacional, que também é chamado de Bege Bahia e é encontrado no Brasil.
Existem também tipos de acabamento para essa pedra, que podem fazer bastante diferença no resultado visual final na construção ou decoração. No acabamento bruto, a pedra é usada como encontrada na natureza, apenas serrada, sendo comum o uso em paredes. Quando resinada, a pedra traz um outro acabamento, mais uniforme e com os poros da superfície cobertos.
O acabamento levigado é mais opaco, pois a pedra é lixada até ficar mais lisa. Por fim, o acabamento polido deixa o travertino não só mais liso mas também mais brilhante. Não é indicado para os usos externos, pois torna a pedra mais escorregadia.
O Travertino nas construções antigas
As variedades Romana e Navona são originárias da Itália, e algumas construções históricas nesse país foram feitas de travertino.
O Coliseu de Roma foi construído em alguns tipos de pedras, entre eles o travertino. Esse anfiteatro histórico foi construído entre os anos de 72 e 80 depois de Cristo.
Outra construção famosa que conta com o travertino é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Construída entre 1500 e 1600, a mais importante edificação religiosa do catolicismo usa o travertino em todo o seu exterior, sendo visível para qualquer turista até hoje.
Usos do travertino hoje
O travertino não é só utilizado em construções, mas também como revestimento, na decoração e em ambientes internos. Suas características mais sofisticadas indicam alguns dos usos de hoje.
Paredes internas são opções para aplicação do travertino, relembrando as grandes construções da antiguidade.
O mármore travertino é uma ótima opção para ambientes internos, a elegância da pedra dará um destaque especial aos espaços. Recomenda-se o uso em: soleiras, tampos de mesa, bancadas, painéis, paredes e rodapés.
Na cozinha, a pedra também pode ser utilizada. No entanto, é necessário redobrar o cuidado, já que apesar da resistência, o travertino é poroso e pode manchar – recomenda-se fazer a impermeabilização, para proteger a pedra. As bancadas para fazer refeições são mais adequadas para essa pedra do que bancadas para pia ou corte, por exemplo.
A escada é outra aplicação incrível para o travertino. Esse revestimento dá à escada um toque de nobreza e destaque dentro da casa.
Uma dica importante é que o travertino não é recomendado para ambientes muito molhados, como beira de piscinas, saunas e churrasqueiras.
Conheceu um pouco mais sobre o mármore travertino e seus usos desde a antiguidade até hoje? Aproveite e acesse o site do PR Grupo Paraná para conhecer todas as nossas opções de rochas e acabamentos.
Relacionadas
Institucional
2024: um ano de conquistas e conexões para o PR Grupo Paraná
17/12/2024
2024 foi um ano que deixou marcas importantes na história do PR Grupo Paraná. Um ano de realizações, parcerias de valor, solidariedade e grandes…
Decoração
Ambientes para a ceia de Natal e Ano Novo: dicas de decoração com mármores e granitos
10/12/2024
O fim de ano é um momento especial para reunir a família e os amigos em torno da mesa e celebrar com muito estilo. Para transformar esses momentos…
Eventos
Parceria de sucesso: PR Grupo Paraná e Lilian Santos levam a experiência com rochas naturais a outro nível!
29/11/2024
Em outubro, a parceria entre o PR Grupo Paraná e a renomada influenciadora Lilian Santos, do Revestindo a Casa, em conjunto com a Casa Vogue Brasil,…