Saiba mais sobre a obtenção de chapas de mármore e quais são os acabamentos disponíveis

Quando falamos em sofisticação, o mármore é a primeira coisa que nos vem à cabeça. Mas antes de chegar à decoração dos ambientes, eles passam por um longo processo – e tudo começa com a extração das chapas de mármore. Confira mais detalhes sobre esse processo!

O que é o mármore?

uso do mármore

O mármore é uma rocha metamórfica, o que quer dizer que se trata de uma formação rochosa que se forma a partir da transformação de outra rocha. 

No caso do mármore, essa rocha é o calcário. Com a ação de alta pressão e temperatura ao longo dos anos, o calcário se une aos sedimentos que já estão no solo e se molda no mármore.

Como são obtidas as chapas de mármore?

bloco de mármore

Como se trata de um mineral, o mármore é extraído diretamente das jazidas, que são reservas naturais específicas para essa atividade. Lá, são retirados blocos de pedra que posteriormente são cortados e armazenados.

Em seguida, esses blocos passarão por um processo de industrialização, que consiste em “fatiar” os blocos através do uso de ferramentas específicas, como por exemplo o fio diamantado. Essas fatias são o que chamamos de chapas de mármore.

Processo de obtenção das chapas de mármore

Existe uma série de etapas que os blocos de mármore precisam passar para que se tornem chapas e, por fim, cheguem ao ponto de venda. Confira o processo:

Análise do bloco: aqui é definido o sentido da serrada,é o que define o visual final dos veios que ficarão na chapa de mármore.

Envelopamento do bloco: consiste em estruturar o bloco com uma camada de manta e outros materiais para torná-lo mais rígido para serrada.

Serrada: utilização de um equipamento chamado multifios (que usa vários fios diamantados) para cortar o bloco, desdobrando-o em chapas de mármore.

Forno: a chapa é submetida à desidratação através de um forno para posteriormente receber tela e resina.

Telagem: é a instalação de uma tela de fibra de vidro com resina em uma das superfícies da chapa.

Levigagem: nesse processo, a chapa passa por um maquinário chamado politriz que vai retificar a outra superfície para a resina (lado oposto da telagem).

Resinagem: a chapa é submetida à desidratação novamente através do uso do forno, e após essa etapa é aplicada uma resina na face a ser polida.

Politriz: por fim, a politriz vai polir e fazer o acabamento final da superfície resinada.

Curiosidades sobre as chapas e blocos de mármore

Como sabemos, a rocha vem da natureza e, por isso, afirmamos que cada chapa de mármore é uma peça única, com veios e nuances particulares. Essas chapas normalmente são vendidas em lote. O lote nada mais é do que a sequência de chapas (fatias) que saiu de um bloco de mármore. 

O número de chapas que sai de um bloco depende diretamente do tamanho do bloco. O tamanho da chapa também varia muito devido ao tamanho do bloco. A média do tamanho de uma chapa em mármore Branco Paraná é em torno de 2,80m x 1,80m.

Por que vender as chapas do mesmo lote de mármore?

Vamos utilizar um exemplo para facilitar o entendimento dessa lógica de venda do mármore.

Um cliente deseja fazer um piso em mármore Branco Paraná, mas digamos que é utilizada uma chapa de um lote e outra chapa de outro lote para compor esse piso. Nesse caso, a probabilidade da cor, nuances, veios e detalhes do material serem diferentes uns dos outros é muito grande, devido ao material ser natural.

Por isso, o recomendado é que seja feito o levantamento da metragem quadrada para execução do piso paginado, para então ser realizada a compra das chapas do mesmo lote.

Tipos de acabamento das chapas de mármore

As chapas de mármore brutas, no entanto, não são a única forma de comprar o mármore. Existem diversos acabamentos para a chapa. Confira os principais!

Mármore bruto ou natural

Essa é a forma natural da pedra, ou seja, com acabamento opaco e textura áspera. As aplicações mais comuns são em áreas externas.

Mármore acetinado

O acabamento acetinado dá ao mármore uma característica fosca e lisa. As aplicações mais comuns são pisos ou lugares com grande circulação.

Mármore polido

Este acabamento torna o mármore mais liso e brilhante. É a forma mais clássica de uso do acabamento, podendo ser aplicado em todos os ambientes, como por exemplo paredes interiores, superfícies como tampos, banheiras, bancadas e lareiras.

Mármore escovado

Nesse acabamento, o mármore ganha um aspecto fosco e rugoso e os veios ficam mais evidentes. A aplicação mais comum é em áreas gourmet, escadaria externa ou ambientes mais rústicos.

Vale ressaltar que as chapas de mármore sempre devem ser instaladas por um profissional, caso contrário as peças podem sofrer riscos e danos irreparáveis. Conheça o catálogo de mármores e outras rochas naturais do PR Grupo Paraná no nosso site!

Relacionadas

Decoração

Primavera: tendências e inspirações com mármores e granitos

26/09/2024

A primavera chegou e com ela a vontade de renovar os ambientes e trazer mais vida para dentro de casa. E que tal transformar seus espaços com a…

Eventos

PR Grupo Paraná na Cachoeiro Stone Fair: a maior feira de rochas ornamentais do Brasil

13/09/2024

Sobre a feira A maior feira de rochas ornamentais do Brasil não é apenas um evento, é o centro das tendências e inovações do setor….

Sustentabilidade

Conheça o novo creme de mãos do PR Grupo Paraná

15/08/2024

No mundo atual, onde a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar está cada vez mais em alta, o nosso novo creme de mãos apresenta um impacto…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!

    Desejo receber comunicações.

    Ao informar seus dados você concorda com a política de privacidade.