Rocha natural é objeto de desejo na decoração de residências 

Elegância, sofisticação e requinte são características comuns atribuídas ao mármore. E não é para menos: essa rocha presente na natureza às vezes pode levar milhões de anos para ser formada com todas suas singularidades. Cada chapa extraída, tratada e preparada para decorar os ambientes é uma obra de arte única, com movimentos, cores e veios diferentes. 

Este é o encanto desse revestimento e o que o faz ser tão cobiçado não apenas nos detalhes, mas sim compondo grande parte dos ambientes. Uma sugestão para valorizar ainda mais os espaços e fazer essa matéria-prima presente em abundância é o uso da rocha nas escadas e pisos.

Confira mais sobre o assunto e se inspire com as nossas variedades de padrões neste conteúdo do PR Grupo Paraná!

Como escolher o mármore para escadas e pisos

Existem muitos padrões de mármore, que variam das cores mais cleans, como o branco e suas variações, até as tonalidades mais exóticas como o azul, vermelho e rosa. Na hora de escolher o mármore para a escada ou piso é fundamental levar em conta todos os componentes do espaço, para não carregar no ambiente e deixar a composição final harmoniosa.

Para quem já pensa em um piso de mármore em cores frias, pode optar por dar uma continuidade e manter o mármore em tons semelhantes na escada. Quem quer dar um maior destaque, pode usar um mármore mais escuro contrastando com um piso claro. 

Guarda-corpo: combinando com o mármore

escadas e pisos

O guarda-corpo oferece não apenas segurança, mas também pode conferir mais realce à escada. É importante optar por um material que combine com o padrão da rocha escolhida. Para não errar, e evidenciar o espaço, separamos algumas dicas de materiais para apostar no guarda-corpo, dos mais discretos aos mais contrastantes. Lembre-se: no final, o mais importante é a unidade visual que essa composição vai criar no ambiente. 

Uma opção praticamente sem erro é o vidro. Além de não interferir na cor, permite uma visão clara de toda beleza da escada. Se a ideia é contrastar, uma sugestão às rochas mais claras é a madeira, que embora pareça um pouco ousada, combina muito bem. 

Os mais tradicionais podem escolher o aço, com linhas retas e tonalidade clean, que combina muito bem com qualquer rocha. Já o ferro forjado dá um estilo super clássico ao ambiente. 

A escolha do material dos corrimãos também deve ser estratégica, de forma que ele não atrapalhe na decoração.

Os pisos

escadas e pisos

O piso em mármore é um revestimento muito sofisticado, que dá amplitude para os ambientes por sua aparência “infinita”. Uma dica é utilizar o acabamento liso nos ambientes internos, e priorizar o acabamento mais rústico nas áreas externas. No caso da foto, o piso é feito no mármore Monte Cristo PR.

Veja alguns exemplos!

Confira aplicações do mármore em escadas e pisos para se inspirar.

escadas e pisos

escadas e pisos

escadas e pisos

escadas e pisos

escadas e pisos

escadas e pisos

Gostou de conhecer os usos do mármore em escadas e pisos? Acesse o site do PR Grupo Paraná e confira todas as nossas opções de rochas para revestir seus ambientes.

Relacionadas

Decoração

Como aproveitar a área externa com as rochas ornamentais do PR Grupo Paraná!

27/01/2023

Os projetos de área externa harmonizam super bem com as rochas ornamentais! Afinal, com milhares de anos de formação no solo, os mármores e…

Decoração

Conheça as tendências de 2023 para interiores com rochas naturais

20/12/2022

Para quem deseja saber o que vai estar em alta no próximo ano, as pedras naturais prometem vir com tudo! Presentes nas mais variadas tendências de…

Institucional

Exportação de rochas ornamentais: saiba mais sobre o PR Grupo Paraná pelo mundo

30/11/2022

No segundo semestre de 2022, o Brasil atingiu 1 bilhão de dólares em exportação de rochas naturais. Essa marca foi alcançada com um mês de…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!