Uma dúvida comum que surge quando as pessoas desejam fazer uma bancada para cozinha ou revestimento de piso e paredes é sobre qual tipo de pedra utilizar: mármore ou granito? É frequente a confusão entre os dois termos. Apesar de ambos serem pedras naturais, cada um possui características técnicas distintas. Nessa postagem você vai entender a diferença entre mármore e granito.

A primeira diferença está na composição de cada pedra. O mármore é uma rocha metafórica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes, podendo ser predominantemente branca, acinzentada, de coloração creme com veios escuros, esverdeadas ou ainda predominantemente pretas.

Mármore Clássico PR - Diferença entre mármore e granito

Mármore da jazida Branco Paraná.

O termo rocha metafórica é empregado no mármore por ele ter sido inicialmente um calcário comum. Ele então passou por transformações físicas e químicas devido a altas temperaturas e pressões no interior da Terra.

O granito é composto principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Ele é uma pedra mais dura e forte do que o mármore, além de possuir cores mais mescladas por causa da disposição interna de minerais. Isso faz com que o granito tenha uma aparência mais luminosa em comparação ao visual mais uniforme e suave do mármore.

Granito Cinza Mauá - Diferença entre mármore e granito

Granito Cinza Mauá.

Utilização do mármore e granito

Por conta de o granito ser uma rocha mais dura que o mármore, pode-se dizer que ele é mais resistente. Essas características tornaram o granito bastante utilizado em bancadas de cozinha ou áreas de serviço, pois no passado era conhecido por ser mais resistente a riscos e manchas ocasionados pelo uso de facas afiadas ou derramamento de líquidos. Porém atualmente o mercado de rochas possui impermeabilizantes de qualidade, que quando utilizados de forma apropriada permitem a utilização de mármores em áreas molhas como cozinhas e banheiros assegurando maior resistência para riscos, absorção de líquidos e corrosões.

Bancada para cozinha em granito - PR Grupo Paraná

Bancada para cozinha em Café Imperial da PR Stone Colection – Penha Morais Arquitetura.

Limpeza

A limpeza do mármore ou granito é simples e fácil. Utilize um pano úmido com água e detergente neutro para realizar a limpeza quando necessário.

Manutenção

Para projetos que utilizam mármore é recomendável selar uma ou duas vezes por ano. No caso do granito, isso pode ser feito uma vez a cada dois anos aproximadamente. Entretanto, o período de manutenção pode variar conforme utilização. É sempre importante seguir as recomendações do fabricante para melhor aproveitamento do produto.

Esperamos que você tenha tirado a sua dúvida sobre a diferença entre mármore e granito. Fique ligado no blog para mais novidades e informações sobre mármores e granitos! Aproveite e confira os produtos oriundos de jazidas próprias da PR Grupo Paraná.

Relacionadas

Decoração

Como aproveitar a área externa com as rochas ornamentais do PR Grupo Paraná!

27/01/2023

Os projetos de área externa harmonizam super bem com as rochas ornamentais! Afinal, com milhares de anos de formação no solo, os mármores e…

Decoração

Conheça as tendências de 2023 para interiores com rochas naturais

20/12/2022

Para quem deseja saber o que vai estar em alta no próximo ano, as pedras naturais prometem vir com tudo! Presentes nas mais variadas tendências de…

Institucional

Exportação de rochas ornamentais: saiba mais sobre o PR Grupo Paraná pelo mundo

30/11/2022

No segundo semestre de 2022, o Brasil atingiu 1 bilhão de dólares em exportação de rochas naturais. Essa marca foi alcançada com um mês de…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!