Você sabe qual é a importância de um designer de interiores na prática no dia a dia?

As sensações que experimentamos quando entramos em um determinado ambiente muitas vezes não são coincidências. 

Um espaço pode ser planejado para, por exemplo, transmitir paz, tranquilidade, agitação, alegria e muito mais. Tudo por meio de um conjunto de elementos que o compõem para muito além da decoração.

E é aí que entra o papel do designer de interiores.

 

 

O que faz o designer de interiores?

 

Esse profissional é responsável por planejar, pesquisar, coordenar e gerenciar projetos de interiores. 

Seu objetivo é criar ambientes que sejam esteticamente agradáveis e que tragam bem-estar para as pessoas que os frequentam, sempre focando na funcionalidade e qualidade de vida.

 

 

Alguns dos elementos que fazem parte do escopo de trabalho do designer de interiores são:

 

Layout do ambiente: é ele quem deve decidir qual vai ser a disposição dos elementos que fazem parte do espaço. Sempre levando em consideração a circulação de pessoas, acessibilidade e normas de segurança, claro;

– Mobiliário: o designer de interiores também define os móveis, fixos ou não, que irão compor o ambiente. Pensando não só na circulação das pessoas, mas também na funcionalidade do dia a dia;

– Conforto: todos os detalhes devem ser projetados pensando em oferecer o máximo de conforto e ergonomia possíveis. Aqui falamos desde a disposição de janelas para a entrada de luz natural até o emprego de tecnologias como isolamento acústico, controle de temperatura, etc.

– Materiais e acabamentos: para além da questão estética, estes elementos também são projetados pelo designer de interiores a fim de proporcionar uma experiência mais agradável, além de transmitir as sensações certas dentro do ambiente. 

 

Com tanta variedade, há diversas áreas que este profissional pode atuar dentro desse escopo. 

 

 

ABD + PR Grupo Paraná

 

Agora que você já sabe o que é e o que faz um designer de interiores, que tal descobrir o que a profissão tem a ver com rochas naturais?

A resposta é: tudo! Isso porque os mármores e granitos são excelentes materiais para criação de móveis, revestimentos, acabamentos e muito mais!

E além da versatilidade e funcionalidade, as rochas ornamentais trazem inúmeras vantagens para os interiores, como a facilidade de higienização, o bom aproveitamento tanto da luz natural quanto de projetos luminotécnicos e um maior conforto térmico. Tudo para priorizar o bem-estar e conforto no ambiente.

Em sintonia com isso, o PR Grupo Paraná se tornou parceiro da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores) em 2022, sendo um dos patrocinadores da organização.

Fundada em 1980, a ABD foi essencial para a regulamentação da profissão no país, e hoje conta com cerca de 15.000 Designers de Interiores associados. Sua missão é “colaborar, acompanhar, formar e inspirar”.

 

Dia do designer de interiores

 

 

Hoje, 30 de outubro, é comemorado nacionalmente o Dia do Designer de Interiores! O PR Grupo Paraná deixa toda sua admiração e respeito por esse profissional capaz de transformar qualquer ambiente com sua criatividade e sensibilidade! E claro, agradecemos a sua parceria de sempre!

Feliz Dia do Designer de Interiores!

 

Fonte: Arch Daily, Viva Decora e ABD.

 

Relacionadas

Institucional

Exportação de rochas ornamentais: saiba mais sobre o PR Grupo Paraná pelo mundo

30/11/2022

No segundo semestre de 2022, o Brasil atingiu 1 bilhão de dólares em exportação de rochas naturais. Essa marca foi alcançada com um mês de…

Granito

Conheça o Café Imperial PR: o granito marrom da jazida própria do PR Grupo Paraná

18/11/2022

O granito marrom mais conhecido do PR Grupo Paraná sai diretamente das nossas jazidas para marcar presença em projetos por todo o…

Eventos

Designer de Interiores: conheça mais sobre a profissão essencial para ambientes planejados

28/10/2022

Você sabe qual é a importância de um designer de interiores na prática no dia a dia? As sensações que experimentamos quando entramos em um…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!