Todos os anos, o Instituto Pantone elege a tonalidade que será tendência em diferentes segmentos da indústria, entre eles a decoração. Em 2021, são duas cores

O Instituto Pantone escolhe, anualmente, uma cor para representar e influenciar as áreas da criatividade e decoração ao longo dos 12 meses. A cor de 2021 já foi escolhida – ou melhor, as cores.

Neste conteúdo do PR Grupo Paraná, saiba como combinar as cores do ano com o mármore e o granito.

Cores de 2021

cores do ano

Neste ano, pela primeira vez na história, foram duas as cores escolhidas: o Illuminating e o Ultimate Gray.

Enquanto o primeiro é um amarelo vibrante, o segundo é um cinza mais neutro e aconchegante. Essas duas cores contrastam muito bem e, por isso, é preciso contar com algumas dicas na hora de combiná-las com as pedras naturais. 

Onde usar as cores do ano?

cores do ano

O amarelo Illuminating e o cinza Ultimate Gray vão muito bem nas paredes. Seja utilizando textura, meia-parede ou colunas, essas cores podem ser alternadas e combinadas. 

Você pode se inspirar como quiser, utilizando só uma das cores em móveis ou em objetos de decoração. Um revestimento amarelo para uma cadeira, por exemplo, pode contrastar com as estruturas metálicas de uma mesa. Assim, você obtém uma decoração super contemporânea para a sua casa utilizando as cores do ano.

Combinando cores com o granito

cores do ano

O granito é muito versátil e conta com diversas opções de cores. Seja para quem já tem a rocha em casa ou quer investir no granito para renovar o ambiente, é muito válido combiná-lo com as cores do ano.

Granitos com tons de branco são muito comuns e podem ser utilizados em banheiros, bancadas e áreas externas. Essa é uma rocha que vai muito bem com tons claros e pode entrar em composições com paredes no tom cinza Ultimate Gray.

cores do ano

O granito Café Imperial apresenta uma ampla gama de tonalidades escuras e marrons, trazendo sofisticação para os ambientes. Ideal para as cozinhas, essa pedra combina com os tons metálicos do Ultimate Gray, além de funcionar em composições com amarelos mais claros – ou seja, algumas variações do Illuminating.

O granito preto é muito utilizado nas bancadas de cozinha e é a cor perfeita de granito para quem gosta de contraste. Por isso, uma composição com essa pedra e o amarelo Illuminating vai chamar a atenção na medida certa. 

Combinando mármore e as cores do ano

cores do ano

O mármore é sinônimo de sofisticação para os ambientes. Existem muitas tonalidades e muitas delas funcionam com as cores do ano de 2021. 

Mármores pretos e escuros, como o Cerro Portoro e Cerro Negro, são comuns em banheiros e cozinhas e funcionam bem com a madeira. Neste caso, objetos de decoração e prateleiras no tom amarelo Illuminating vão trazer um contraste interessante.

cores do ano

O Nimbus PR e o Provance PR são tipos de mármore acinzentados, comuns nos escritórios e salas. Por já contarem com o cinza, uma boa ideia é investir em móveis chamativos e vibrantes com o amarelo Illuminating.

cores do ano

Os mármores claros são extremamente luxuosos e é preciso cuidado na hora de utilizá-los em composições nos ambientes. O aço funciona muito bem e junto de uma parede com textura no tom Ultimate Gray dará ao espaço uma sensação de amplitude e claridade.

Tome um pouco mais de cuidado na hora de combinar mármores mais coloridos, como o Calacatta Blue. Neste caso, os tons azuis podem acabar competindo com o Illuminating. Por isso, use elementos metálicos e pinturas com o Ultimate Gray para equilibrar as tonalidades.

Gostou de nossas dicas de como combinar as cores junto ao mármore e o granito? Aproveite e confira no site do PR Grupo Paraná todas as nossas opções de rochas para dar um novo tom para o seu ambiente.

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!