A rocha é utilizada há milhares de anos para criar monumentos exuberantes

O mármore é uma das mais belas rochas encontradas na natureza. Com diferentes colorações e texturas, a rocha é amplamente utilizada como matéria prima para esculturas há muitos anos.

Conheça nesse material preparado pelo PR Grupo Paraná 4 obras de arte produzidas em mármore!

Davi, de Michelangelo

Talvez a escultura mais famosa do mundo, Davi é uma obra que data de 1501-1504. Esculpida pelo reconhecido artista Michelangelo, a peça possui mais de 5 metros de altura.

O trabalho foi esculpido em um bloco de mármore que veio da cidade de Carrara, na Itália. O artista representou Davi, o personagem bíblico, logo antes da batalha contra Golias. 

Pietà, de Michelangelo

Um dos maiores escultores e artistas da história, Michelangelo está nesta lista duas vezes, com uma obra que ele concebeu com apenas 23 anos de idade.

Sua Pietà é uma escultura que retrata Maria com Jesus morto nos seus braços. Essa obra foi esculpida em mármore também da região de Carrara, na Itália. Essa peça tem 174 centímetros e mostra feições ricas em detalhes, com um realismo típico da época da renascença.

A Virgem Velada, de Giovanni Strazza

Avançando alguns séculos, temos uma escultura que se destaca pela técnica de retratar véus em pedra.

A obra do escultor italiano Giovanni Strazza também foi esculpida em mármore da região de Carrara. Não se sabe a data exata de conclusão da peça, que aconteceu provavelmente na década de 1850.

A obra tem como principal destaque a impressionante técnica de representar o véu sobre o rosto de Maria, que faz com que o mármore pareça uma fina camada de tecido.

Vênus de Milo, autor desconhecido

Para encerrar, voltamos no tempo até a Grécia Antiga. A obra conhecida como Vênus de Milo foi descoberta no século XIX na ilha de Milo – daí o nome da obra.

Essa peça possui 2 metros de altura e foi esculpida em duas peças de mármore, como era comum para esculturas gregas antigas. A rocha tem origem em Paros, uma ilha grega.

As pesquisas sobre a obra ajudaram a situar a origem da peça entre os anos de 150 e 50 a.C. Além disso, acredita-se que a escultura retrata a deusa grega Vênus, por isso a obra é chamada dessa forma. A autoria é atribuída ao escultor Alexandre de Antioquia, mas não é possível confirmar esse fato.

Agora que conheceu alguns dos usos mais fenomenais para o mármore na arte, confira o site do PR Grupo Paraná e conheça o nosso catálogo de mármores.

Relacionadas

Decoração

Como aproveitar a área externa com as rochas ornamentais do PR Grupo Paraná!

27/01/2023

Os projetos de área externa harmonizam super bem com as rochas ornamentais! Afinal, com milhares de anos de formação no solo, os mármores e…

Decoração

Conheça as tendências de 2023 para interiores com rochas naturais

20/12/2022

Para quem deseja saber o que vai estar em alta no próximo ano, as pedras naturais prometem vir com tudo! Presentes nas mais variadas tendências de…

Institucional

Exportação de rochas ornamentais: saiba mais sobre o PR Grupo Paraná pelo mundo

30/11/2022

No segundo semestre de 2022, o Brasil atingiu 1 bilhão de dólares em exportação de rochas naturais. Essa marca foi alcançada com um mês de…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!