A rocha é utilizada há milhares de anos para criar monumentos exuberantes

O mármore é uma das mais belas rochas encontradas na natureza. Com diferentes colorações e texturas, a rocha é amplamente utilizada como matéria prima para esculturas há muitos anos.

Conheça nesse material preparado pelo PR Grupo Paraná 4 obras de arte produzidas em mármore!

Davi, de Michelangelo

Talvez a escultura mais famosa do mundo, Davi é uma obra que data de 1501-1504. Esculpida pelo reconhecido artista Michelangelo, a peça possui mais de 5 metros de altura.

O trabalho foi esculpido em um bloco de mármore que veio da cidade de Carrara, na Itália. O artista representou Davi, o personagem bíblico, logo antes da batalha contra Golias. 

Pietà, de Michelangelo

Um dos maiores escultores e artistas da história, Michelangelo está nesta lista duas vezes, com uma obra que ele concebeu com apenas 23 anos de idade.

Sua Pietà é uma escultura que retrata Maria com Jesus morto nos seus braços. Essa obra foi esculpida em mármore também da região de Carrara, na Itália. Essa peça tem 174 centímetros e mostra feições ricas em detalhes, com um realismo típico da época da renascença.

A Virgem Velada, de Giovanni Strazza

Avançando alguns séculos, temos uma escultura que se destaca pela técnica de retratar véus em pedra.

A obra do escultor italiano Giovanni Strazza também foi esculpida em mármore da região de Carrara. Não se sabe a data exata de conclusão da peça, que aconteceu provavelmente na década de 1850.

A obra tem como principal destaque a impressionante técnica de representar o véu sobre o rosto de Maria, que faz com que o mármore pareça uma fina camada de tecido.

Vênus de Milo, autor desconhecido

Para encerrar, voltamos no tempo até a Grécia Antiga. A obra conhecida como Vênus de Milo foi descoberta no século XIX na ilha de Milo – daí o nome da obra.

Essa peça possui 2 metros de altura e foi esculpida em duas peças de mármore, como era comum para esculturas gregas antigas. A rocha tem origem em Paros, uma ilha grega.

As pesquisas sobre a obra ajudaram a situar a origem da peça entre os anos de 150 e 50 a.C. Além disso, acredita-se que a escultura retrata a deusa grega Vênus, por isso a obra é chamada dessa forma. A autoria é atribuída ao escultor Alexandre de Antioquia, mas não é possível confirmar esse fato.

Agora que conheceu alguns dos usos mais fenomenais para o mármore na arte, confira o site do PR Grupo Paraná e conheça o nosso catálogo de mármores.

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!