Mármores e granitos são materiais requintados, resistentes e atemporais em qualquer tipo de ambiente. Essas características tornam as rochas muito utilizadas em projetos arquitetônicos e de decoração, como fachadas, colunas, escadas, pisos, lareiras e bancadas. Devido a ampla utilização, ficam expostos aos mais diversos tipos de substâncias, o que pode comprometer sua vida útil e estética. Portanto, tornam-se necessários alguns cuidados para a correta conservação e manutenção dos mármores e granitos.

Impermeabilização

Em certos casos é recomendável realizar a impermeabilização das pedras, evitando a absorção pelo derramamento de líquidos que possam causar manchas. Em média essa prática deve ser feita anualmente, prolongando sua conservação.

Instalação

Este ponto merece grande atenção! A execução e instalação dos projetos com mármores e granitos devem ser feitas por empresas/profissionais capacitados, pois alguns erros de instalação comprometem o projeto e a durabilidade das pedras, em alguns casos sendo necessária a substituição das peças devido a danos irreversíveis. Além de saberem trabalhar com cada tipo de pedra e suas particularidades, as empresas especializadas também saberão orientar o cliente quanto a manutenção e proteção para cada tipo de pedra.

A instalação das pedras deve ser a última fase do projeto, evitando circulação de pessoas com resíduos nos sapatos que podem causar riscos nas superfícies.

Manchas e riscos

Mármores e granitos são materiais porosos e exigem atenção especial com líquidos em sua superfície. Líquidos como o óleo, gordura, café, vinho ou até mesmo água em abundância podem ocasionar manchas irreversíveis e prejudicar o brilho das pedras. Caso haja um derramamento, a superfície deve ser higienizada o mais rápido possível.

No caso de bancadas para cozinha, evite usar as rochas como tábua para cortar alimentos, pois isso ocasiona riscos e cortes. Evite também deixar objetos de alumínio, ferro ou aço parados na superfície, pois ao longo do tempo eles podem enferrujar e manchar o material.

Limpeza: como conservar mármores e granitos

Limpeza diária

A limpeza diária pode ser realizada apenas com uso de um pano limpo, água e detergente neutro. Em seguida, finalize o processo de limpeza secando a superfície com um pano macio.

Evite produtos químicos abrasivos

Nunca faça a limpeza dos mármores e granitos com água sanitária, querosenes, sapólios, solventes, detergente alcalino ou qualquer outro produto químico abrasivo. Esses produtos são altamente nocivos à manutenção das rochas, pois podem ocasionar manchas e riscos.

Seguindo essas orientações você mantém o aspecto natural e elegante das rochas por muito mais tempo. Conheça os mármores e granitos oriundos de jazidas próprias da PR Grupo Paraná!

Relacionadas

Curiosidades

Descubra curiosidades sobre os granitos!

01/02/2024

Com padrões variados e cores marcantes, os granitos são pedras repletas de história, qualidade e beleza naturalmente arte! Por isso, além da…

Decoração

Inspire-se com as cozinhas em rochas ornamentais PR Grupo Paraná

31/01/2024

As cozinhas estão em foco nas tendências de decoração para 2024! Atemporais e cheias de possibilidades, nos últimos anos elas têm se tornado…

Decoração

Tendências de decoração para ficar de olho em 2024!

20/12/2023

Confira com o PR Grupo quais são as principais tendências de decoração, design de interiores e arquitetura para o próximo ano!  Com alguns…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!