Da formação da rocha ao polimento de uma chapa, o ciclo de vida do mármore é extenso e possui diversas etapas industriais até chegar no resultado exuberante que a rocha oferece. 

Atrelado ao setor de mineração, o mármore possui uma infinidade de usos, tanto para construção civil quanto para quem deseja utilizá-lo como revestimento em projetos de arquitetura e design de interiores, e até mesmo como mobiliário. 

Para entender melhor esse processo, que tal fazermos um breve tour pelo ciclo de vida do mármore?

Formação e extração de rochas naturais

O ciclo de vida das rochas naturais é um processo geológico contínuo e complexo que passa por várias etapas desde a formação até a exposição na superfície. Inicialmente, as rochas se formam por diferentes processos: 

  • A solidificação do magma, que dá origem às rochas ígneas; 
  • A deposição de sedimentos, que resulta em rochas sedimentares; 
  • Ou o metamorfismo, que transforma rochas pré-existentes em rochas metamórficas. 

Em seguida, essas rochas podem ser transportadas por agentes como água e vento, até serem depositadas em novos locais. Com o tempo, os sedimentos depositados são compactados e cimentados, formando novas rochas sedimentares. 

Além disso, as rochas podem sofrer metamorfismo, onde são submetidas a altas temperaturas e pressões, alterando sua composição e estrutura. Por fim, as rochas podem ser expostas na superfície da Terra devido à erosão ou movimentos tectônicos, completando o ciclo e possibilitando que o processo recomece.

É um processo natural e direto onde as rochas são naturalmente decompostas e regeneradas, sendo sucedidas por novas formações rochosas. 

E como é a formação do mármore? 

Como uma rocha metamórfica, ou seja, originada a partir de rochas pré-existentes, o mármore tem sua origem na recristalização do calcário sob condições de alta pressão e temperatura.

Esse processo, que exige condições extremas e específicas, ocorre no interior da crosta terrestre, permitindo a recristalização dos minerais de carbonato de cálcio e formação de uma nova estrutura cristalina mais densa e durável.

Após formado, o mármore é extraído de jazidas e transportado para indústrias, onde é cortado em chapas de diferentes espessuras. Essas, por sua vez, são polidas e acabadas de acordo com os critérios necessários para obtenção do produto final desejado.

De matéria-prima à obra-prima

Além da sua beleza estética, durabilidade e variedade de cores e padrões, estes materiais se tornam escolha para projetos de alta qualidade, como pisos, revestimentos, bancadas e esculturas.

No PR Grupo Paraná, trabalhamos com pedras naturais para tornar reais as mais lindas versões de mármores e granitos para compor os ambientes. Confira um pouco mais sobre isso no link: https://prgrupoparana.com/produtos/

Ciclo de Vida: entenda a ressignificação e sustentabilidade por trás das rochas ornamentais

Como o nome indica, o fenômeno não possui um começo, meio ou fim. Durante a vida útil da rocha, as superfícies estão sujeitas a diversos fatores ambientais e de uso, como abrasão, exposição a agentes químicos e variações de temperatura. Com o tempo, esses fatores podem causar desgaste e alterações nos materiais que compõe o mármore.

Porém, essa vulnerabilidade permite que a rocha seja reutilizada após o fim de seu uso primário, já que ela pode se tornar matéria-prima para outros fins, como construção civil, ou até mesmo restauração para proveito em outros projetos.

Essa característica é o que torna o mármore uma alternativa mais sustentável em relação a outros materiais que não abrem tantas possibilidades de reutilização. Além disso, os resíduos de rocha gerados durante o corte e processamento podem ser reciclados e aplicados de diversas maneiras, como na produção de agregados para concreto, cal e outros materiais de construção.

Essa versatilidade permite o bom proveito do produto durante sua vida útil, sem interromper o ciclo de vida natural dos materiais.

O PR Grupo Paraná é referência em rochas ornamentais

Ser referência no mercado de rochas ornamentais exige dedicação e inovação, e ao longo de mais de 36 anos, temos mostrado de forma consistente nossa capacidade de transformar projetos com um catálogo completo em mármores e granitos. 

Quer saber mais sobre o nosso trabalho e acompanhar nossas novidades? Siga-nos nas redes sociais!

Instagram | Pinterest | LinkedIn

Relacionadas

Eventos

PR Grupo Paraná e Casa Vogue Brasil: uma parceria promissora

19/07/2024

Estamos muito orgulhosos em anunciar uma colaboração especial entre o PR Grupo Paraná e a renomada Casa Vogue Brasil! Para os amantes de…

Eventos

Por dentro do Anuário Premium de Arquitetura da TOPVIEW: bastidores do editorial na jazida do PR Grupo Paraná

04/07/2024

Descubra os detalhes exclusivos do shooting e o que faz da Jazida do PR Grupo Paraná o cenário ideal para o editorial.  Este ano, os…

Curiosidades

Ciclo de vida do mármore: beleza do começo ao fim

27/06/2024

Da formação da rocha ao polimento de uma chapa, o ciclo de vida do mármore é extenso e possui diversas etapas industriais até chegar no…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!

    Desejo receber comunicações.

    Ao informar seus dados você concorda com a política de privacidade.