As rochas ornamentais brasileiras são destaque pelo mundo

O mercado mundial de rochas ornamentais vem evoluindo e o Brasil desempenha um papel de protagonista neste segmento. Confira mais sobre a exportação brasileira de mármore e granito!

Produção de mármore e granito brasileiro

jazida de mármore

O Brasil é um dos principais produtores mundiais de rochas ornamentais – em especial o mármore e o granito. No ciclo 2015-2019, o país manteve-se em 4º lugar, atrás somente de China, Índia e Turquia. 

Existem jazidas em diversos estados brasileiros, da onde são extraídas rochas com padrões únicos e que têm chamado atenção do mundo.

Jazidas do PR Grupo Paraná

O PR Grupo Paraná conta com jazidas nas principais regiões produtoras de mármore no país: Paraná e Minas Gerais.

A jazida Branco Paraná produz as variações do mármore Branco Paraná. A jazida de Minas Gerais é conhecida como Mineração Café, que produz o granito Café Imperial.

Exportação de mármore e granito brasileiro

mármore brasileiro

Assim como é um dos principais produtores, o Brasil também se posiciona entre os principais exportadores de rochas ornamentais.

Estamos em 5º lugar neste aspecto, atrás apenas de China, Itália, Turquia e Índia.

As exportações brasileiras somaram US$ 987 milhões e 2,16 milhões de toneladas só no ano de 2020, e 2021 tem mantido os números em crescimento.

Quem compra o mármore e o granito brasileiro?

As rochas ornamentais nacionais têm conquistado o mundo. O principal comprador do nosso mármore e granito em 2020 foram os EUA, e com larga vantagem.

É por essa parceria estratégica que o PR Grupo Paraná conta com uma unidade em Tampa, na Flórida

Além disso, os demais países que mais compraram nossas rochas foram, nesta ordem, China, Itália, México, Reino Unido e Canadá.

O Espírito Santo nas exportações brasileiras

É pelos portos do estado do Espírito Santo que as nossas exportações de mármore e granito vão para todo o mundo.

Em 2020, o estado exportou mais de US$ 813 milhões de dólares, ou seja, a imensa maioria. 

Neste estado, está localizada também uma unidade do PR Grupo Paraná, responsável pela distribuição de materiais das jazidas próprias e também de terceiros.

E aí, sabia de tudo isso sobre a produção e exportação brasileira de mármore e granito? Aproveite e conheça o PR Grupo Paraná, um dos principais produtores e exportadores deste segmento no país.

Relacionadas

Decoração

Como aproveitar a área externa com as rochas ornamentais do PR Grupo Paraná!

27/01/2023

Os projetos de área externa harmonizam super bem com as rochas ornamentais! Afinal, com milhares de anos de formação no solo, os mármores e…

Decoração

Conheça as tendências de 2023 para interiores com rochas naturais

20/12/2022

Para quem deseja saber o que vai estar em alta no próximo ano, as pedras naturais prometem vir com tudo! Presentes nas mais variadas tendências de…

Institucional

Exportação de rochas ornamentais: saiba mais sobre o PR Grupo Paraná pelo mundo

30/11/2022

No segundo semestre de 2022, o Brasil atingiu 1 bilhão de dólares em exportação de rochas naturais. Essa marca foi alcançada com um mês de…

Newsletter

Receba todas as nossas novidades!